- Identificar e localizar os continentes e oceanos do planeta.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
O professor mostra para a classe um globo terrestre para que os alunos possam não só olha-lo mas também manuseá-Io para descobrir coisas e fazer perguntas. Eles devem perceber que existe uma área azul que indica a água e outra, de várias cores, que indica as terras onde moram as pessoas. Essas terras são chamadas continentes. Os alunos estão vendo um domínio de águas e um domínio de terras. O professor pede aos alunos que deslizem o dedo nas fronteiras que separam água e terra. Todos devem participar. A seguir, o professor explana os nomes que as terras e as águas recebem e, depois propôe algumas questões, como deslizar o dedo sobre:
. o domínio da África;
. o domínio do oceano Atlântico;
. o domínio do oceano Pacífico, etc.
O professor diz a seus alunos que, além do globo terrestre, existe outra forma de representar a Terra - o planisfério. Distribui um planisfério como o da figura e leva as crianças a perceberem que, nessa representação, também estão os domínios dos continentes e dos oceanos e que sobre esse mapa, se pode, também, fazer uma série de trajetórias ou caminhos. Deve ser solicitado aos alunos que localizem
alguns domínios e façam algumas trajetórias, utilizando questões semelhantes àquelas feitas com o globo terrestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário